Foto: Jangadeiro Online
A Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa do Ceará realiza hoje, 21 de maio, a partir das 14 hs, audiência pública para discutir “A problemática da violência no campo e o direito de lutar pela Vida”. A audiência é iniciativa da Dep. Raquel Marques (PT). Durante a mesma serão serão lembrados os dois anos da morte do ambientalista José Maria Filho, o Zé Maria Tomé, assassinado no dia 21 de abril de 2010, na comunidade de Tomé, em Limoeiro do Norte


Segundo Melquíades Júnior, no blog Diário Vale do Jaguaribe, "Motivados pelo clima de impunidade e pela falta de uma legislação rigorosa que preserve o meio ambiente e saúde humana, movimentos sociais colocarão para os deputados estaduais o problema da concentração fundiária e das lutas sociais na zona rural do Ceará."

Zé Maria do Tomé tornou-se um símbolo na luta contra o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi e na região do Baixo Jaguaribe, agregando movimentos sociais, universidades e setores do judiciário, como o Ministério Público do Trabalho que colocaram em evidência os problemas socioambientais dessa região.

A professora Raquel Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária do Curso de Medicina da UFC, coordenado do Grupo Tramas - Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade, tem realizado um trabalho de valor inestimável. Recentemente  publicou o livro Agrotóxicos, Trabalho e Saúde: vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola do Baixo Jaguaribe-CE.

Os textos reunidos na publicação foram produzidos por 30 autores e autoras de quinze diferentes áreas de formação profissional e apresentam reflexões sobre a cadeia produtiva do agronegócio que transformou o campo em um mercado baseado na exploração da natureza e do homem, sem medir consequências ou se responsabilizar pelos impactos na saúde-ambiente. Pretende, desta forma, contribuir para a compreensão das interrelações da expansão do agronegócio com o trabalho, o ambiente, a saúde e o modo de vida da população rural. 

A FAFIDAM tem participado ativamente dos movimentos e lutas em defesa do meio ambiente e da vida na região, mostrando o seu compromisso com a população e com a solução dos problemas socioambientais que nos afetam.