VIII Semana de Educação da FAFIDAM discute a relação entre a Universidade e a Escola
00:13
Postado por Unknown
Por Francisco Antonio da Silva
Professor do Curso de História da FAFIDAM
Assessor de Comunicação
O Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Campus de Limoeiro do Norte, está realizando a VIII Semana de Educação, com o tema Universidade e Escola: Políticas Educacionais, Formação de Professores e Práticas Educativas. O evento teve início nesta segunda-feira, 18 de junho, prosseguindo até quinta-feira, 21/06.
Na abertura do evento o Prof. Dr. Luis Távora Furtado Ribeiro, da Faculdade de Educação da UFC, proferiu a conferência Das Políticas à Docência: O PNE e suas Perspectivas, na qual refletiu sobre o cenário das políticas públicas, em geral, e das políticas educacionais, em particular, discutindo o projeto do Plano Nacional de Educação que se encontra atualmente no Congresso Nacional e que tem mobilizado amplos setores da sociedade civil na tentativa de sua aprovação. Na semana passada a votação do PNE foi adiada mais uma vez, pois não se chegou a um acordo sobre o total de investimentos para a área de educação no país.
O
PNE estabelece 20 metas educacionais que o Brasil deverá atingir em dez anos. A
principal delas é a que determina um patamar mínimo de investimento em
proporção ao PIB. O governo propõe uma meta de 7,5%, índice
acordado com o governo. Entretanto, parte dos parlamentares da comissão
especial que analisa o PNE e entidades da sociedade civil, pressionam para que
esse índice seja revisto para 10% - atualmente o país aplica 5,1% do PIB em
educação.
Crianças do Projeto Som das Flautas |
Antes da Conferência de Abertura houve uma apresentação artística com as crianças que participam do Projeto Som das Flautas, do município de Quixeré, coordenado pelo Prof. Francisco Ednardo Ribeiro. As crianças do Projeto fizeram uma bela homenagem a Luiz Gonzaga, que este completa 100 anos de nascimento (para ver um dos vídeos da apresentação clique aqui).
Na conferência de abertura o Prof. Luis Távora lembrou a importância de ações como as do Projeto Som das Flautas na formação de crianças e adolescentes, destacando que a escola deve ser um ambiente para o desenvolvimento da criatividade e de habilidades que vão além da preparação para o mercado de trabalho e a competição desenfreada que resulta em hierarquização do mundo social e instrumentalização da ações humanas.
Prof. Luis Távora e Profa. Auricélia Gadelha, coordenadora do Curso de Pedagogia da FAFIDAM |
O professor Luis Távora tem experiência na área de educação, formação de
professores, política educacional e financiamento da educação; movimentos
sociais, escola e formação sindical; ensino de história e geografia; história da educação, sociologia e filosofia da educação;
diretrizes curriculares, metodologias de ensino, ética e didática.
O conferencista abordou ainda as relações entre políticas econômicas, capital financeiro internacional e financiamento da educação, mostrando como os governos nacionais têm privilegiado e financiado os banqueiros nacionais e internacionais em detrimento dos trabalhadores, que têm que bancar a reprodução do capital através dos cortes na educação, saúde, previdência e assistência social. Cita o exemplo da crise europeia atual que tem oprimido milhões de trabalhadores, principalmente, na Grécia, Espanha, Portugal e Itália.
O professor Luis Távora faz uma severa críticas às sociedades contemporâneas que optaram por uma forma de organização societal que tem tomado como o sentido da vida humana a busca incessante pelo prazer. Nas sociedades contemporâneas o maior prazer se revela no ato de consumir. Assim, "o maior prazer da vida é o consumo, a vida se realiza através da compra de produtos". Contraditoriamente, o capitalismo financeiro ao mesmo tempo que cria a necessidade de consumo como condição para a realização da cidadania, tolhe as possibilidades de que a maioria da população mundial possa ter acesso às condições mínimas de sobrevivência, pois com a crise mundial, o emprego é o primeiro item na pauta dos cortes e reduções.
O Curso de Pedagogia da FAFIDAM está de parabéns pela realização deste evento, que em tão oportuna hora vem discutir o papel da escola e da formação de professores na construção de uma sociedade que possa vislumbrar no ser humano e não na mercadoria o sentido da existência.
Educação
Acompanhe qualquer resposta sobre este post atrás do nosso RSS. Você também poderá fazer um comentário no nosso blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens mais lidas
-
Novidades para os interessados em concorrer a uma vaga no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino realizado em parceira entre FA...
-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM Av: Dom Aureliano Matos, 2058 – Centro – Limoeiro...
-
O Prof. Dr. José Olivenor de Souza Chaves, do Curso de História da FAFIDAM/UECE, lança mais um livro sobre a História do Vale do Jaguaribe,...
-
A biblioteca da FAFIDAM passa por um processo de renovação que está facilitando o acesso a seu acervo. Professores, alunos e funcionários...
-
Encerra-se hoje a VI Semana de Letras da FAFIDAM após quatro dias repletos de atividades. O tema da semana, Rachel de Queiroz: um alpendre...
-
A Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe, em Jaguaruana - CE, homenageou nesta quinta-feira (17) a Faculdade de Filosofia Dom Aurel...
-
SEDUC divulga relação de alunos premiados pelo melhor desempenho no SPAECE A Secretaria da Educação divulga a relação dos alunos do En...
-
A FAFIDAM inicia o mês de dezembro com dois eventos muito importantes. O primeiro, conforme já noticiado, trata de uma Audiência Pública rea...
-
Compades e Comades, Ta chegando a hora de pular a fogueira e entrar na dança! A festança é na FAFIDAM dia 21 de junho a partir das 20:00hs...
-
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) forma nesta terça-feira (18/09), 21 novos professores com licenciatura em Matemática. A Colacão ...
Postar um comentário
Prezado(a) visitante, deixe aqui suas sugestões e comentários.