Os professores Nilson de Souza Cardoso e Isabel Maria Sabino de Farias, da Coordenação Institucional do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID UECE, participaram hoje (17/04) de uma reunião de trabalho com as professoras coordenadoras, professores supervisores e bolsistas dos subprojetos da FAFIDAM.

Segundo a professora Isabel Maria Sabino de Farias esta reunião de trabalho teve como finalidade realizar um levantamento sobre o desenvolvimento dos subprojetos do PIBID da FAFIDAM e perceber as expectativas dos bolsistas, coordenadores e professores supervisores e como os mesmos estão vivenciado e se integrando nas atividades desenvolvidas.

Em maio de 2012 o PIBID UECE completará 03 anos. O projeto A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar e seus dilemas. O parâmetro da epistemologia da prática e da reflexividade, articulado a integração ensino e pesquisa, servem de aporte teórico a iniciativa. A intenção é desenvolver um processo formativo centrado nos dilemas práticos da docência com base nas situações de trabalho que o professor da Educação Básica experimenta no contexto de efetivo exercício de sua ação profissional. Uma formação centrada no que acontece na escola e na sala de aula, portanto, na cultura pedagógica e docente presente na unidade de ensino participante do PIBID, caracterizando-se como um processo colaborativo de pesquisa-formação.

Atualmente o PIBID UECE tem 336 bolsas, contemplando 22 subprojetos. Mas há possibilidades que o projeto seja ampliado, tendo a coordenação institucional solicitado a ampliação para 1.000 (mil) bolsas que contemplará 50 subprojetos. A FAFIDAM teve seu primeiro subprojeto selecionado em 2011, denominado A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uso de metodologias alternativas na construção de conceitos, coordenado pela Profa. Ms. Maria Auricélia Gadelha Reges, do Curso de Pedagogia. O subprojeto tem como objetivo "oportunizar processos e metodologias que favoreçam a construção de conceitos matemáticos tanto entre futuros professores que se encontram em formação inicial no curso de Pedagogia quanto entre docentes em efetivo exercício na escola pública de Limoeiro do Norte, intervindo e contribuindo para a melhoria da aprendizagem em matemática dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental".

Em 2012 mais três subprojetos foram aprovados no edital de seleção da Capes. Os projetos aprovados foram: A Escola como Lugar de Vivência e Aprendizagem: Inovação e Difusão de Metodologias do Ensino de Geografia, da Profa. Me. Maria Anezilany Gomes do Nascimento, do Curso de Geografia; A Formação do Pensamento Crítico no Ensino de História, da Profa. Dra. Lúcia Helena de Brito, do Curso de História; e Compreensão e Produção de Textos Orais e Escritos no Ensino Médio, da Profa. Me. Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira, do Curso de Letras.