Idealizado com o desígnio de formar público consumidor de arte cinematográfica no interior do Ceará, além de fomentar a discussão acerca da experiência audiovisual brasileira contemporânea, o CineFestiVal (Festival de Cinema Brasileiro do Vale do Jaguaribe) – realização da Prefeitura Municipal de Russas, produção da Deberton Entretenimento e da Casa dos Amigos de Russas (CARUS) com apoio cultural do Banco do Nordeste, CDL-Russas e SESC – acontecerá entre os dias 3 e 6 de Julho na cidade de Russas (a 160 km da capital).

Concorrem ao Troféu Araibu 46 produções de diversos estados, incluindo filmes premiados em grandes festivais (Brasília, Gramado, Kinoforum, Amazonas Film Festival) como “A Mão que Afaga”, de Gabriela Amaral Almeida; “O Menino do Cinco”, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; “A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília”, de Rafaela Camelo; “Derredor”, de André Aragão e Isaac Dourado, entre outros. A mostra competitiva é dividida em 13 categorias, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz. Além disso, outras 28 produções exibidas em cinco mostras temáticas (Curta Criança, Curta Universitário, Curta Fantástico, Curta Descontração e Curta Diversidade) concorrem ao prêmio do júri popular.

Estará presente no festival a iluste atriz paraíbana Marcelia Cartaxo, ganhadora do Urso de Prata do Festival de Berlim pelo clássico “A Hora da Estrela”, baseado no romance de Clarice Lispector. Marcélia será homenageada com o Troféu Araibu pelo conjunto de sua obra e ministrará uma oficina de interpretação para cinema. Daniel Donato, cearense radicado em Porto Alegre, diretor de fotografia especializado na Escuela Cinematográfica Argentina, ministrará uma oficina de introdução ao audiovisual e fotografia. Entre outros convidados, também estarão presentes na cidade de Russas os realizadores indicados na categoria de melhor filme.

O júri presidido pelo jornalista e crítico de cinema da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) Pedro Martins Freire conta também com o cineasta Cícero Filho, diretor do celebrado longa “Ai que vida”; além da atriz Marcelia Cartaxo e o fotógrafo Daniel Donato.

Acontecerá ainda, nos dias 5 e 6 de julho, no Cine Francisco Lucena na cidade de Limoeiro do Norte (a 20 minutos de Russas) uma mostra Hors Concours de curtas premiados exibidos em 35mm. Entre os selecionados, figuram “Doce de Coco”, de Allan Deberton; “Rua da Escadinha” e “Torpedo” de Márcio Câmara e “Vida Maria”, de Márcio Ramos. Também haverá, ainda em Limoeiro, uma mostra especial em 35mm de curtas dirigidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho (responsável pelo multipremiado longa “O Som ao Redor”), incluindo os filmes premiados “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica”, “Recife Frio”, “Noite de sexta, manhã de sábado” e “A menina do algodão”.

A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 6 de julho na cidade de Russas, no Cataventos, com a entrega do Troféu Araibu aos curtas vencedores da mostra competitiva oficial, além do prêmio do júri popular dedicado às mostras paralelas. Também na noite de encerramento, será homenageado o cenógrafo russano Marcondes Costa (in memorian), administrador do saudoso Cine 5 de Junho. A banda Flash Baile embalará noite na festa que fecha os 4 dias de festival.

Para ver a programação completa clique aqui.

Confira o vídeo de divulgação do Festival: