Em continuidade a uma iniciativa, realizada a partir da disciplina Estado, Sociedade e Educação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE a FAFIDAM realiza o II Seminário sobre Estado, Movimentos Sociais e Educação, intitulado:“Estado, violência contra os movimentos sociais e a luta pela terra: desafios da prática e da formação”, nos dias 22 e 23 de abril, desta vez em parceria com o Laboratório de Estudos da Educação do Campo – Lecampo e o Centro Acadêmico do curso de História da FAFIDAM.
Este 2º Seminário ocorre num momento especial da conjuntura política, cujos desafios práticos e formativos se apresentam. Em sintonia com a dinâmica dos movimentos sociais da região jaguaribana, o Seminário se insere e se articula à programação da V SEMANA ZÉ MARIA DO TOMÉ, que se realiza nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré, no período de 20 a 25 de abril de 2015, envolvendo vários movimentos sociais da região do baixo vale do Jaguaribe, para lembrar o assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé, ocorrido na Chapada do Apodi.
O Seminário também se articula à comemoração dos 50 anos da experiência de educação popular de Paulo Freire em Angicos/RN. O Seminário e a Semana constituem-se em importantes eventos de luta dos trabalhadores rurais pela terra; contra a contaminação dos agrotóxicos na água, nas plantações e no ar, protagonizada pelo agronegócio do Projeto de Irrigação Apodi-Jaguribe; em defesa da agricultura familiar e agroecológica e exigência de punição aos assassinos Zé Maria do Tomé.

Veja também: