O Trabalho com a memória a partir da fotografia, por si só já é uma atividade que desperta o interesse social e histórico, uma vez que as relações humanas, entre mudanças e permanências, trazem reflexões que podem ser percebidas na análise do momento “congelado”. Em nosso caso particular, destacamos a relevância do projeto que aqui desenvolvemos, uma vez que buscamos dar enlevo e visibilidade a homens e mulheres, que nas mais diversas situações criam suas táticas cotidianas e dão sentido a vida em meio a saberes e fazeres.
Tirar da invisibilidade sujeitos históricos comuns, e coloca-los em local de destaque é um dever social e uma forma de dar tratamento igual aos diferentes sujeitos em suas ocupações, que independentemente do grau de complexidade, não são melhores nem piores, apenas diversos.
Desse modo a fotografia torna-se uma ferramenta essencial na preservação e no reconhecimento da memória de sujeitos históricos situados no Vale do Jaguaribe-Ce, a partir de seus meios de sobrevivência nas mais diversas modalidades. As obras/fotografias são originadas com a fusão de diversos materiais aliado ao conhecimento teórico e à sensibilidade estética dos artistas/alunos/professores. Temas como: o nascer com as parteiras, podadores de árvores, doceiras, lavadeiras de roupas na beira dos rios, cantadores, violeiros, padeiros, queijeiros, pipoqueiros, relojoeiros, tratadores de fato, cortadores de olho de carnaubeira, dramistas, brincantes de bois, reisados, pastoris entre outros, farão parte do cenário que será apresentado ao público, numa viagem permeada por descobertas e revalorização dos “capturáveis”, tendo como pano de fundo os meandros da vida desde o principio até o final.
A Exposição estará aberta ao público de 09 a 16 de Julho de 2015.
Serviço:
Exposição “Do princípio ao fim: Ofícios, Saberes e Fazeres no Vale do Jaguaribe”
Organização e Curadoria: Prof. Ms. Carlos Rochester Ferreira de Lima.
Realização: Curso de Pedagogia UECE/FAFIDAM, PET de História, UVA/IDJ-Russas