Nesta terça feira (01/09), aconteceu, no auditório da FAFIDAM, a socialização das atividades referentes ao projeto Literatura e Cinema do PIBID de Letras Português. Nos períodos matutino e vespertino, houve a apresentação de trabalhos produzidos durante a execução do projeto, como curtas-metragens, declamação de paródias e poemas, danças e a exposição de trabalhos em forma de desenho, cartazes, banners e maquete sobre a leitura dos romances Lisbela e o Prisioneiro (Osman Lins), Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), O Quinze (Rachel de Queiroz) e Capitães da Areia (Jorge Amado), posteriormente apreciados também nas adaptações fílmicas de cada obra, exibidas em sala de aula para os alunos participantes.
Estivereram presentes o diretor da FAFIDAM, o prof. Dr. João Rameres Reges, os coordenadores de área profa. Me. Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira, profa. Dra. Ana Maria Pereira Lima e prof. Me. Antônio Lailton Moraes Duarte, idealizadores do projeto, além de diretores das escolas da educação básica (E.E.F. Pe. Joaquim de Menezes, E. E. F. Valdetrudes Edith Holanda, E. E. M. Egídia Cavalcante Chagas), professores supervisores, alunos e bolsistas IDs que acompanham a rotina escolar. Na ocasião, os professores supervisores, os bolsistas IDs e os alunos das escolas contempladas pelo projeto expuseram suas produções no auditório desta unidade, além de comentar as impressões que tiveram sobre os trabalhos conduzidos entre os meses de fevereiro a junho de 2015, refletindo sobre a execução de cada um em suas turmas de ensino fundamental e médio.
O evento também contou com a presença das superintendentes da CREDE 10 de Russas, Maria Corrêa de Carvalho e Adriana Azevedo, que apreciaram, no turno vespertino, algumas das apresentações de atividades produzidas pelos alunos e bolsistas do PIBID. No final, os coordenadores de área, Kátia e Lailton, fizeram as considerações sobre a realização do evento e o período de pré-discussão e produção das atividades, enfatizando as contribuições do projeto nas escolas municipais e estaduais de Limoeiro do Norte e Morada Nova, inovando e ampliando os conhecimentos sobre literatura e cinema em sala de aula, além dos incentivos à leitura e à escrita a partir da proposta de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem.
Luiz Henrique Rodrigues e Silva, bolsista de Iniciação à Docência Letras Português-FAFIDAM