Com o tema  Formação, Atuação e Identidade Profissional do Pedagogo o curso de Pedagogia realizará a IX Semana de Educação da FAFIDAM, no período de 8 a 11 de setembro de 2015.

Segundo a organização do evento a "realização de Semanas de Educação é de fundamental importância para todos os que trabalham com a educação nos diversos níveis de ensino. A IX Semana de Educação vem na continuidade deste esforço de proporcionar um período de reflexão que envolva o conjunto da comunidade educacional do Baixo e Médio Jaguaribe". 

Pensar a educação escolar e a formação e identidade do professor de forma conjunta com a temática do desenvolvimento social da região, é tentar compreender quem é o profissional que se forma e é formado pela FAFIDAM, afirmam os organizadores. 

O evento objetiva realizar debates acerca do tema: formação, atuação e identidade profissional do pedagogo, trazendo profissionais que trabalham com as temáticas que demandam novas visões e concorrem para alimentar as discussões sobre o ponto de vista de várias teorias educacionais. 

A questão da formação, atuação e identidade do professor se torna dramática na medida em que as políticas educacionais implementadas, amarradas às determinações fiscais dos distintos governos, tem levado a profissão a uma crise que coloca em xeque a identidade do profissional em educação e a própria permanência deste profissional, ou seja, coloca em questão o futuro da educação nacional. 

Confiram abaixo a programação completa: