Sob a presidência do reitor, Jackson Sampaio, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), reuniu-se, em caráter extraordinário, no dia 20 de maio último, para deliberar sobre solicitação, por meio de ofício, feita pelo SINDUECE, de cancelamento do calendário acadêmico referente ao primeiro semestre letivo de 2016.
Feita a defesa da solicitação pelo SINDUECE e considerando as explicações da presidência de que o cancelamento do calendário acadêmico envolve tudo o que foi realizado desde 28 de março de 2016, quando o primeiro semestre letivo do ano começou, e o conjunto integrado das ações acadêmicas, incluindo aulas de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), pesquisa, extensão, colações de grau e bancas, o CEPE votou, por unanimidade, contra o cancelamento solicitado.
Em seguida, a presidência colocou em votação a demanda de uma conselheira por reformulação da proposta: discutir a suspensão do calendário acadêmico, a partir da data de aprovação. Por maioria superior a 2/3 dos presentes a proposta da nova discussão foi aprovada, o que resultou, após leitura de parecer pormenorizado emitido pela Procuradoria Jurídica (PROJUR), em amplo e longo debate sobre os impactos acadêmicos, administrativos e jurídicos da medida.
Ao final, por maioria superior a 2/3 dos presentes, a proposta de suspensão do calendário acadêmico foi negada pelo CEPE.
Por último, o CEPE decidiu, por maioria superior a 2/3 dos presentes, redigir nota de apoio à pauta dos movimentos grevistas, docente e estudantil, a ser enviada ao Excelentíssimo Governador do Ceará, Sr. Camilo Santana.