Teve início na tarde de ontem, terça-feira (9), no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, a quarta edição do Simpósio Conhecendo a Caatinga: desvendando as riquezas do Nordeste, promovido pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Uece (PET Biologia). O evento prosseguirá até sexta-feira, 12 de agosto.
Na mesa de abertura estavam presentes o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, a vice-coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Vânia Marilande Ceccato, o docente e tutor do PET Biologia, Oriel Herrera Bonilla, e o estudante de Ciências Biológicas e petiano, Victor Ramalho.

alt
  "A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, um bioma de rica biodiversidade ainda pouco explorada e valorizada. Dessa forma, o IV Simpósio Conhecendo a Caatinga tem como intuito trazer atualidades e descobertas sobre a fauna e a flora nordestina", justificou o graduando.
A professora Vânia Marilande fala sobre a falta de conhecimento sobre o bioma. "Para mim, como paulista, a Caatinga ainda é um mistério, é um tesouro. Me chateia muito ver nas redes sociais, por exemplo, a Caatinga mostrada como espinhos. Precisamos derrubar esses mitos".
Ao concordar com a vice-coordenadora, Bonilla completou: "As pessoas veem esse bioma como uma coisa ruim, relacionam à pobreza, à miséria". E apresentou números recentes da pouco conhecida biodiversidade. "São 79 espécies de anfíbios, 241 espécies de peixes, 177 de répteis, 1.512 de plantas, 591 de aves, 178 de mamíferos e 221 espécies de abelhas".
Para o reitor da Uece, "a experiência como a do PET Biologia, a experiência como dos demais PET's, mas aqui destacando da Biologia, assim também como o PET Geografia, que discute questões de território, de clima, de desenvolvimento civilizatório da humanidade, são tarefas absolutamente importantes. São por iniciativas como estas que a Universidade só pode se orgulhar. Não pensem pequeno! O que vocês estão fazendo é grandioso", destacou Jackson Sampaio.

alt
  Após aberto, o evento contou com apresentação do Núcleo de Danças e Lutas da Uece (Nudal) que, no ritmo do Simpósio, dançou a música Flor de Tangerina, de Alceu Valença.

alt

O evento teve continuidade com a primeira palestra "Conservação do Periquito cara-suja", proferida por Fábio Nunes, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).
 
alt

Ainda com vagas disponíveis, o IV Simpósio Conhecendo a Caatinga, oferece ampla programação, com palestras, oficinas, minicursos, sorteios de blusas, ingressos e livros, apresentações culturais e mesas redondas. Os interessados podem falar com Victor Ramalho pelo telefone 85 9 8699-8975.

Fonte: Assessoria de Comunicação / UECE